6 dicas de como gerenciar um negócio online

Tempo de leitura: 4 minutos

A internet tem sido uma ferramenta poderosa na vida de milhares de pessoas. Além de servir como base para entretenimento, ela também vem se transformando cada vez mais mercado profissional, e gerenciar um negócio online pode parecer fácil para quem vê de fora.

Há dificilmente um negócio que não tenha uma questão ocasional com um cliente. Idealmente, você pode resolver as coisas antes de atingir um ponto em que um cliente acredita que só pode obter satisfação através de um fórum público ou sente que deve avisar as pessoas sobre sua empresa.

A internet tornou as barreiras entre um cliente e outro muito reduzidas, o boca-a-boca pode agora viajar quase literalmente à velocidade da luz, e por isso gerenciar um negócio online pode ser um pouco complicado para muitas pessoas e outras um oceano azul.

Pensando em facilitar sua vida como empreendedor digital, separei 6 dicas de como gerenciar um negócio online de maneira efetivae conseguir tirar o melhor proveito do seu público alvo.

Dicas para gerenciar um negócio online

  1. Responda prontamente aos seus visitantes

Quando um visitante, um cliente potencial, envia um e-mail ou preencha seu formulário de contato, é imperativo que você reúne-os o mais rápido possível. As pessoas sempre tomam nota de quanto tempo leva para um negócio responder para eles.

Existe uma concorrência muito exagerada dentro do mundo online, e por isso é essencial que você possa manter um relacionamento harmonioso com seus clientes e futuros clientes.

  1. Faça com que seus visitantes interajam

Se você pode transformar seus visitantes em participantes ativos em seu site, você aumentará a lealdade e as vendas. A maneira mais simples de fazer isso é adicionar um blog como este e abri-lo para comentários de seus visitantes.

Anuncie suas postagens na sua newsletter e peça comentários. Para sites maiores, você pode querer adicionar um quadro de discussão onde seus visitantes podem criar seus próprios tópicos.

Prepare-se em várias plataformas de redes sociais, como Twitter, Facebook, Pinterest ou LinkedIn e converse / compartilhe / informe seus clientes com respostas e conteúdo de alta qualidade.

  1. Dê aos seus visitantes uma razão para voltar

Entre as maneiras de gerenciar um negócio online você sempre deve fazer com que seus visitantes voltem para seu site. Você pode dar a seus visitantes uma razão para voltar de várias maneiras. Por exemplo, você pode informá-los de que uma vez por mês você publica uma venda única.

Outro exemplo, pode ser escrever um artigo e informar os leitores que haverá um acompanhamento no próximo mês. Faça do tópico do acompanhamento algo que as pessoas realmente querem saber. Somente adicionar conteúdo de qualidade em uma base regular é uma boa maneira de obter visitantes repetidos.

  1. Não venda demais

Ninguém gosta de um vendedor agressivo em um negócio físico. Os negócios on-line não são diferentes neste aspecto.

As pessoas odeiam sentir que estão sendo pressionadas demais para comprar algo. Você pode apontar as vantagens de seu produto ou serviço, mas tente não vender demais.

  1. Não sobre aperfeiçoe seu site

Você provavelmente já ouviu falar sobre o termo “otimização de mecanismo de busca” ou SEO. É aí que as pessoas projetam suas páginas da web com a intenção de classificar mais nos motores de busca, particularmente o Google. Muitas empresas on-line empurram esse caminho muito longe.

Seus sites acabam por ser rebaixados ou até mesmo proibidos pelos resultados de pesquisa porque os motores de busca vêem seus esforços como spam. A otimização de páginas também os torna menos acessíveis e legíveis por seres humanos reais.

  1. Manter uma lista de endereços de alta qualidade

Peça aos seus visitantes que se inscrevam no seu boletim informativo quando chegarem ao seu site de negócios on-line. Dê-lhes um incentivo para fazê-lo, como um relatório gratuito ou um curso eletrônico gratuito sobre um tópico relacionado ao seu negócio.

Tendo dito isso, respeite seus visitantes e seu tempo. Certifique-se de não enviar sua newsletter muitas vezes, talvez uma vez por mês e ocasionalmente envie um anúncio especial.

Além disso, certifique-se de colocar conteúdo de qualidade em sua newsletter e dar aos seus assinantes uma maneira fácil de cancelar, se precisarem.

Essas dicas de como gerenciar um negócio online são tão úteis para lidar com seus clientes, e assim transformar potencialmente enormes vendar para o futuro.

Se para você empreender ainda é um grande desafio, eu posso te ajudar! Para isso, basta clicar aqui e agendar um encontro online comigo para você definitivamente entrar em  ação e empreender com propósito!

Até lá!

Sheila Martins
Coach de Empreendedores

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