Como um empreendedor deve gerenciar uma empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

Não há nada mais irritante do que um gerente que não sabe como gerenciar.  Se você acha que isso não se aplica a você, pense novamente. Se você é um empresário, então goste ou não, você é um gerente. E há uma ótima chance de que você precise aprender a gerenciar uma empresa melhor.

Isso pode ser difícil de aceitar, porém existem algumas coisas que podem te ajudar no processo. Além disso, todos nós encaixamos essa descrição em um momento ou outro. Vamos encarar e aceitar que ninguém nasceu sabendo como gerenciar. E quase todos nós aprendemos no trabalho, especialmente empresários e proprietários de pequenas empresas.

Se você possui sua própria empresa, mesmo se você é o único nele, é provável que você tenha a responsabilidade de todas as funções. Você ficaria impressionado com a fraca gestão, mesmo no mundo corporativo onde eles deveriam saber melhor.

Como gerenciar uma empresa da melhor maneira

Separei alguns dos princípios básicos de gerenciamento para que você possa trilhar um caminho de sucesso no mundo dos negócios, vamos lá:

  • Assuma a responsabilidade pela sua função

Se você tem o título, a responsabilidade e o pagamento, então gerencie. Você deve fazer o que você acha certo. Além disso, essa é a única maneira que você vai descobrir se seu julgamento está correto ou não.

  • Não subestime seus funcionários

Se você consolar sua equipe e não permitir que eles tenham sucesso ou falhar em seus próprios méritos, eles nunca aprenderão nada, não ganharão autoconfiança ou crescerão.

Este é um loop de feedback de gerenciamento disfuncional clássico. Quanto mais você fizer isso, mais arraigado será o comportamento. E eu aposto que isso não acontece apenas por esse tipo particular de decisão. Provavelmente é uma dinâmica comum com estes dois.

  • Mantenha os clientes felizes

Independentemente do período em que a sua inicialização esteja atualmente, você nunca pode parar de ouvir seus clientes.

Os clientes têm as ideias mais relevantes, o feedback mais imediato, eles estão cada vez mais felizes em ajudar (através das mídias sociais) e pagam as contas da empresa. Então, coloque uma abordagem formal para ouvir os clientes o tempo todo e agindo em sua contribuição.

Em suma, quando os clientes não estão mais satisfeitos com o seu negócio, você terá um tempo desafiador mantendo-os.

  • Encontre um ótimo mentor

Ao gerenciar uma empresa você deve pensar em um mentor com experiência como empreendedor ou executivo de negócios para crescer e ir além, com essa escolha poderá tirar um peso de seus ombros e ir para um próximo nível.

Imagine, você terá o benefício das experiências do mentor e o conselho de alguém que já esteve lá antes, e isso não tem preço.

Não deixe seu ego ou orgulho entrar no caminho. Alguns dos empreendedores mais bem sucedidos tiveram mentores ao longo do caminho. Gates tinha Buffet e Zuckerberg tinha Jobs, por exemplo.

  • Tenha a equipe certa

Ter membros da equipe que são mais inteligentes do que você é essencial para uma empresa em rápido crescimento. Será sua equipe que orientará sua empresa para o sucesso e não apenas a sua estratégia limitada de produtos e negócios.

Você precisa recrutar e contratar as melhores pessoas disponíveis para que elas possam executar cada um de seus departamentos. Ao fazê-lo, você pode se concentrar na estratégia geral de gerenciar uma empresa e lucrar.

No entanto, não é apenas a contratação de um novo grupo de pessoas. Você também deve avaliar os membros da equipe atual. Além disso, você precisa garantir aos membros atuais quando contratar novas pessoas. Inclua-os no processo de entrevista e explique como isso afetará sua posição.

Se você não tem uma equipe certa,  então monte-a!

  • Considere as implicações financeiras

À medida que seu negócio se expande rapidamente, há uma série de implicações financeiras que você precisa levar em consideração. Você deve ficar atento aos principais indicadores de desempenho, mantendo um inventário dos produtos previsíveis que vendem o melhor.

Você deve se concentrar nas cinco áreas financeiras, que menciono abaixo para gerenciar uma empresa de rápido crescimento:

  • Crie um orçamento para o seu negócio;
  • Compreenda seu fluxo de caixa;
  • Avalie as compras de equipamentos com base em números, e não em instituições;
  • Planejar os custos dos funcionários;
  • Procure ajuda financeira externa, se necessário.

Depois de entender que gerenciar uma empresa pode ser mais simples do que você pensava, fique focado no que seu negócio faz de melhor e tente sempre trilhar um caminho de sucesso.

Um forte  abraço!

Sheila Martins
Coach de Empreendedores

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *