O que é QEMP Quociente de Empreendedorismo?

Tempo de leitura: 5 minutos

Metodologia QEMP

Metodologia inédita no mercado, premiada pelo Sebrae e utilizada por empresas como Embraer.

 

A Metodologia QEMP é uma ferramenta para diagnóstico e desenvolvimento das competências e atitudes empreendedoras. Trata-se da única ferramenta em todo o mundo com essas soluções.
De forma ágil e completa, a ferramenta QEMP identifica habilidades potenciais e áreas de melhoria de pessoas que desejam empreender ou intraempreender (desenvolver atitudes empreendedoras em uma organização, como colaborador).
Entre os diversos reconhecimentos da metodologia, há uma premiação do Sebrae e publicação de artigo acadêmico pela Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.
Cada vez mais pessoas se interessam por empreendedorismo e pela busca da autonomia e protagonismo em suas vidas. No entanto, muitas estão presas a crenças sobre o que é empreender, seja em negócios próprios ou nas empresas em que atuam.
Embora busquem o protagonismo necessário para iniciar e desenvolver projetos de empreendedorismo, modelos mentais previamente estabelecidos impedem que isso ocorra.
Pensando nisso, a Metodologia QEMP foi desenvolvida para identificar de forma ágil e completa habilidades potenciais e áreas de melhoria de profissionais que desejam empreender ou intraempreender:

  • Apoia na desconstrução de crenças sobre os desafios do empreendedorismo;
  • Única metodologia para processo completo de diagnóstico, desenvolvimento e acompanhamento de empreendedores;
  • Fundamentada em teoria e prática de 3 áreas: a educacional, do empreendedorismo e do comportamento humano;
  • De forma ágil e completa, identifica habilidades potenciais (QEMP Dominante) e áreas de melhoria (QEMP Complementar);
  • Engajamento em programas de desenvolvimento em empreendedorismo e intraempreendedorismo (empreendedor interno, ou seja empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida);
  • Favorece o autodesenvolvimento e automotivação.

O que a solução utiliza:

  • Andragogia (orientação para aprendizagem de adultos) aplicada ao Empreendedorismo;
  • Design instrucional aplicado ao Empreendedorismo;
  • Aprendizagem Autodirigida voltada ao empreendedorismo;
  • Pilares do empreendedorismo e Dimensões Pessoais;
  • Metodologia premiada para desenvolvimento de empreendedores.

A Metodologia QEMP é a única do mercado (nacional e internacional) fundamentada nas áreas da educação, empreendedorismo e comportamento humano.

Confira abaixo alguns dos referenciais utilizados para a criação da metodologia:

Educação Experiential Learning, John Dewey

Objetivos Educacionais, Benjamin Bloom

Aprendizagem Autodirigida, Allen Tough

Avaliação, Donald Kirkpatrick

Action Research, Group Dynamics, Kurt Lewin

Empreendedorismo Aderência e Dinâmica de Mercado Ulrich, Eppinger, Osterwalder, Pigneur e Newton Campos

Controle e Planejamento, Vesper, Kuratko, McGrath e MacMillan

Experiência, John Dewey

Perfil Empreendedor, McClelland, Guglielmino Recursos, Sarasvathy, Granovetter

Comportamento Humano Dominância Cerebral, Ned Herrmann.

Depoimentos:

A metodologia é um divisor de águas na área de novos negócios, empreendedorismo e inovação.”

Marcelo Salim
Diretor de Educação da Startup Rio e professor na PUC-RJ. Foi eleito empreendedor do ano pela Endeavor Global.

“A metodologia ajudou a mapear pontos fortes, com metas práticas de curto e médio prazo para cada um de seus meus alunos.”

Newton Campos, PhD.
Professor de empreendedorismo na Fundação Getúlio Vargas e do IE (Espanha). Autor do livro O Mito da Ideia.

Sobre a Clinton Education:

Com origem em Nova Iorque, a Clinton Education é referência no desenvolvimento de novos projetos em empresas nascentes ou estabelecidas. Pioneira em soluções educacionais para empreendedores, empresários, executivos e jovens profissionais.

Idealizador da Metodologia:

Thiago de Carvalho

“A Metodologia Quociente Empreendedor, ou QEMP foi desenvolvida a partir da validação com centenas de especialistas em educação, ensino superior e empreendedores, criamos uma ferramenta robusta que apoia o ensino de novos negócios, empreendedorismo e inovação. Ao mesmo tempo, desenvolvemos um vocabulário que oferece um ambiente seguro para discussões entre equipes, investidores e mentores.
Como parte da metodologia QEMP, desenvolvemos um assessment (ferramenta de análise de perfil) que identifica e mensura a relação de um profissional com um projeto de novo negócio. Após uma avaliação de cerca de 20 minutos, métricas contextualizam o envolvimento de alguém com um projeto, baseado em seis pilares: Controle e Planejamento, Dinâmica do Mercado, Aderência, Perfil Empreendedor, Recursos e Experiência. Por exemplo: é possível medir o quanto alguém Controla e Planeja, comparado com sua habilidade de identificar Recursos ou o quanto entende da Dinâmica do Mercado em que atua ou planeja atuar.
Além dos pilares, a solução mede e apresenta as Dimensões Pessoais. Ou seja, o que é dominante em relação ao projeto: Inovação, Análise, Processos ou Relacionamento. A partir da avaliação, a metodologia apresenta objetivos de ação, adaptados conforme as respostas ao QEMP.
Contextual e andragógica (orientada para aprendizagem de adultos), a ferramenta é uma evolução dos modelos de inteligência, adaptada ao desenvolvimento de profissionais e negócios. Ela é contextual, pois considera o ambiente em que o(a) profissional está inserido(a), e andragógica, pois dá liberdade total para o plano de desenvolvimento.
Há alguns anos o filósofo Zygmunt Bauman apresentou o conceito de Modernidade Líquida, onde argumentou que mudanças na sociedade são e estão ocorrendo com cada vez mais frequência. Acredito que o mesmo se aplica ao mundo dos negócios. A metodologia QEMP é uma resposta – entre outras coisas – aos anseios daqueles que querem planejar negócios e carreiras de forma cada vez mais ágeis.”

Thiago de Carvalho, 35, é idealizador da Metodologia QEMP, Mestre em Educação e Ensino de Negócios pela New York University. Professor do Insper e da Fundação Getúlio Vargas. Country Manager da Clinton Education, onde é pesquisador-líder da metodologia QEMP. Tem especializações em ensino por Harvard e pela University of Florida. Sua pesquisa é baseada nas principais teorias e práticas da educação ligadas ao desenvolvimento de empreendedores.
Possui experiência nas multinacionais Directv, Telefónica e Santander, onde dirigiu e treinou diretamente equipes de 2 a 350 pessoas. Somada à experiência executiva, empreendeu no ramo varejista de moda, e-commerce e EdTech. Entre reconhecimentos do mercado, foi eleito pela Universität St. Gallen, Suíça, como um dos 100 agentes de mudança empreendedora no mundo. Escreve regularmente sobre empreendedorismo e educação para a mídia especializada.

Compartilhe!